segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Aniversário de Iolanda 65 ANOS - 14/12/2010

Texto feito e lido por Iolanda a aniversariante:

MEUS PÉS, MINHAS MÃOS E MINHA CABEÇA.


Boa noite!

Sejam bem vindos ao nosso encontro!

Acreditando que todos aqui presentes , professam a fé em Cristo gostaria de convidá-los para de pé e de mãos dadas rezarmos a oração que o senhor Jesus nos ensinou, em sinal de agradecimento pelo dom da nossa vida e pelos muitos benefícios que temos recebidos.

Pai Nosso e Ave Maria .

A essa altura não é mais novidade que estou fazendo 65 anos.

E na verdade eu nem sei se passei pelos 65 anos ou se os 65 anos passaram por mim.

Ao longo desse tempo, para o ser humano, quase geológico, tivemos muitas alegrias, algumas tristezas, sofremos decepções, vivemos vários amores, alguns longos e profundos outros passageiros como uma ventania. Fizemos várias viagens, entre elas, a do caminho da civilização: Atenas – na Grécia, Roma na Itália, Paris na França. Percorremos o Estado de Israel no sentido norte - sul, sentindo as emoções da história bíblica, fomos a Cairo no Egito, onde ficamos deslumbrada com a grandeza descomunal das pirâmides, da esfinge e de todo aquele mistério de mais de 2000 antes de Cristo , que nos envolve. Descobrimos Lisboa , a velha cidade , rezamos no santuário de Fátima , visitamos outras cidades portuguesas , onde o anedotário gira em torno dos brasileiros . Fizemos o caminho de Santiago de Compostela que é uma rota ancestral de peregrinação, que se estende por toda a Península Ibérica até a cidade de Santiago de Compostela, no extremo oeste do Reino da Espanha, aonde se acredita estar o túmulo do apóstolo Tiago. Mas é claro que não fui imitando os passos medievais , vivendo uma grande aventura – fui mesmo de ônibus .

Muitas coisas aconteceram ao longo desses 65 anos e é claro que não dá para contar uma história de 65 anos em 65 minutos! Perdemos pessoas queridas entre elas meu avô Antônio de Castro , a quem eu queria muito bem, Francisca de Madrinha, como chamávamos, Tia Maria do Carmo, Tia Sinhazinha , Tia Rosa, Rogério meu primo , um velho e querido professor, padre Antônio Pinheiro Freire e uma grande amiga – Tereza de Jesus Oliveira , de quem eu me lembro todos os dias ...esses amigos eu não os tenho mais ....partiram. Mas ficaram outros , alguns que me viram nascer e me acompanham até hoje ... como meus pais, a quem agradeço a vida, tia Luda...com quem convivo tão proximamente, a ponto de muita gente na cidade não saber se eu sou eu, ou sou a outra...o padre Pitombeira ...que foi meu professor e cuja relação professor – aluna virou amizade - “ter amigos traz felicidade, conservá-los gera sabedoria” .

Cada amigo que fazemos ele é original. Loucura seria querer que eles fossem como os outros...

E se os convidei para virem hoje aqui, não foi para que eu fosse homenageada por você, pelos meus 65 anos, mas para que eu pudesse homenageá-los publicamente, dizendo “muito obrigada pela amizade que vocês me dedicam “.

E gostaria de dizer um muito obrigada “aos meus pés, minhas mãos e minha cabeça, ou seja, aqueles que me socorrem nas minhas “agonias”: Fátima e Onélio, a dona Raimunda que não pode vir, mas por quem chamo a toda hora - dona Raimunda a senhora viu o barbante, dona Raimunda a a senhora sabe onde está um livro, da capa vermelha, que estava na sala de estudo...? a Conrado e Rita minha manicure e meu socorro; dona Neuza , minha lavadeira e Maurícia , que me tira do prego na computação ....e olhe, que eu só vivo no prego. Adriana e Fatinha que sempre estão presentes nas nossas festivas, Esta cesta de Natal está longe de representar o quanto sou grata a todos vocês especialmente a Rita , Fátima , Neuza , e Raimunda .

À tia luda , é muito pouco dizer obrigada! E para que esse dia fique marcado no Clube da Bengala dedico essa talha à nossa eterna anfitriã – tia Luda, cuja amizade está bem acima do parentesco que nos une : agente briga mas agente se ama.

Ao longo desse 65 anos fizemos muitas amizades, como a de Terezinha e toda sua família, especialmente Jesus e Norma sua esposa , de quem ganhei um presente muito especial, que foi me incluírem no seu programa de turismo - para uma semana por conta, no famoso parque do rio Quente, em Goiás. Jesus como cerveja só é ruim quando falta , vire a talha e não lhe deixe faltar uma só cervejinha.

Terezinha que essas mensagens de amizade signifiquem para você o meu obrigada pelo que você faz por mim quando estou em Fortaleza. Você Tetê é de fato uma amiga maravilhosa.

Hoje meus amigos estão definidos nos grupos que estão identificados nos porta retratos: meus pés, minhas mãos e minha cabeça, a turma da 5ª feira, o grupo literário do Clube da Bengala , o grupo das primas e dos primos – Freitas e Castro e o , SOS Jaguaribe, que decresce cresce e todos os dias . Com a chegada de Vitória o comitê cresceu ,não só em número , mas em qualidade , pala sua juventude e sua inteligência.

Vitória que a sua chegada ao comitê em defesa do rio signifique para nós a força do seu nome, vitória para a nossa luta. Vamos batizá-la agora, com o símbolo do nosso comitê - a arara. O comitê tem o maior orgulho de ter uma criança no grupo, João Paulo. Agradecemos a presença dele, por que ele gera em todos nós uma esperança João Paulo mais parece um anjo do que um ambientalista ... que você continue anjo como esse anjo.

Carlinhos o comitê está muito preocupado com sua carência, nós não temos tempo a perder com você, só temos tempo para o rio. Você é a animação do nosso grupo e

não queremos lhe ver triste , esperamos que esse brinde resolva seu problema . Nos que vivemos o SOS Jaguaribe reconhecemos o valor da amizade e da confiança, Carlinhos é o nosso exemplo.

Não há desgraça maior do que você depois de caminhar 65 anos , olhar para todos os lados e perceber que ninguém é seu amigo .

E como já estamos vivendo os últimos dias do ano 2010 , usando um linguajar bem cearense , quero aproveitar a oportunidade, para desejar um ano novo bem arretado pra vocês tudim, principalmente para meus pais , meus irmãos e cunhadas aqui presentes, minhas tias, primos e primas.

Para aqueles que fazem uma vida que trabalham comigo, como fátima ( 14 anos) , onélio, dona raimunda (10 anos) neuza (3 anos), rita ( 25 anos sendo minha manicure) desejo-lhes um 2011 bem pai d’egua. Mas, para terem um 2011 bem pai d’égua, eu aconselho a vocês que anotem os seus querês e pendurem num lugar que vocês enxerguem todo dia. Mesmo que esses objetivos estejam lá prá baixa da égua, vale à pena correr atrás. Não se agoniem e nem se esmoreçam. Pelejem. Se virem num cão chupando manga e mêtam o pé na carreira, pois pra gente conseguir o que agente quer, tem é zé .não fiquem só frescando não.

Desejo que minhas amigas muié, principalmente as ambientalistas do comitê em defesa do rio, que ainda não tem ninguém, arranjem em 2011 um machoréi na bitola de cada uma. Mas não peguem qualquer marmota. O certo é pastorar até encontrar alguém pai d'égua. Num devem se atracar com um cabra peba, malamanhado e fulerage. O segredo é pelejar e não desistir nunca. Num peçam pinico e deixe quem quiser mangar ­­­­­­­­­­­­­.

e aos amigos e amigas bem casados e casadas vivam suas vidas afetivas intensamente e que o ano de 2011 seja de muita paz e muito amor. Não fiquem enrolando e arrudiando prá chegar junto de quem você gosta. Tome rumo, avie, se avexe..

Um 2011 bem arretado aos meus amigos e amigas que ainda estão na ativa, não são vagundos do fhc . Acreditem na importancia do trabalho. Trabalhem num se mêta a besta, afinal alguém tem que produzir nesse país. Se você vive fumando numa quenga, puto nas calças e não agüenta mais aquele seu chefe réi fulerage, tenha calma, não adianta se ispritar.se ele não lhe notou até agora é porque num tá nem aí se você rala o bucho no trabalho. Procure algo melhor e cape o gato assim que puder. Se a lida não está como você quer, num bote boneco, num se aperreie e nem fique de lundu. Saia com aquele magote de amigos pra tomar uns merol (méis). Tome umas meiotas e conte uma ruma de piadas que tudo melhora.

Um feliz 2011 para as meus amigos e amigas sexagenárias , setuagenárias. Octogenárias e nonagenária como tia isaura , claro todos aposentados, voltem se para o seu bem estar . Você já é um cagado da sorte só por estar vivo. Pense nisso e agradeça a deus. Cuide bem dos bruguelos netos , bisnetos e trinetos , da mulher e do marido. Dê sempre mais que o sustento, pois eles lhe dão o aconchego no fim da lida. Não fique resmungando e batendo no quengo por besteira. E pense positivo. Num se avexe, num se aperreie e nem se agonie. Num é nas carreira que se esfola um preá.

Aos amigos e amigas biriteiras um ano novo com muitas alegrias, paz , saúde e muitas antarticas, ypiocas, e whiskes. Mas cuidado com as motivações inconscientes, por exemplo: no forró da entrada do ano, coma aquela gororoba até encher o bucho. É prá dar sorte, mas cuidado, senão dá gastura. Tome um burrim e tire o gosto com passarinha ou panelada que é prá num perder a mania. E pra começar o ano dicunforça, reflita sobre as besteiras do ano passado e rebole no mato os maus pensamentos. Murche as orêia, respire fundo e grite bem alto: sai mundiça !!!Ah, e não esqueça do grito de guerra, que é prá dar mais sorte ainda: queima raparigal !!! Agora é só levantar a cabeça e desimbestar no rumo da venta que vai dar tudo certo em 2011, afinal de contas você é cearense.

E para os que não são da terrinha, como jesus e terezinha, mas são doidim prá ser, nosso desejo é que sejam tão felizes quanto nós. Peeeeennnnse num ano que vai ser muito bom. Respeite como vai ser pai d’égua esse 2011.

aos mais jovens como igor e gabriela um feliz 2011 !dê um desconto prá peste daquela e daquele cabra que só bate fofo com vocês. Se tiver afim de uma pessoa aperreia ela. Vai que dá certo!. Vocês são um corralinda. Escolham uma corralinda igual a vocês.mas não bulam no que está quieto.

Vitória e joão pedro que deus abençoe vocês e que vocês tenham muito sucesso nos estudos no ano de 2011 e continuem defendendo o nosso meio ambiente, num sejam avexados. Tenham paciencia , com certeza chegaremos lá.



































































































Um comentário:

Paróquia do Sagrado Coração de Jesus disse...

Dona Iolanda, em seu texto (versando sobre o 65º ano de sua existência) a senhora faz referência ao pe. Antônio Pinheiro Freire.
Ele foi o 1º vigário de minha cidade, Piquet Carneiro, entre 1948 e 1955.
Como historiador (memorialista) gostaria de obter notícias sobre as últimas atividades do Pe. Freire (meus pais o conheceram e trabalharam aqui com ele).
Soubemos que ele morreu em 1996. Foi sepultado em Fortaleza? ou na cidade natal dele - Capistrano de Abreu?
Necessito tb de fotos do Pe. Freire.
Ele era vigário daqui qdo aconteceu, em 17/12/1951, o maior acidente com trem de passageiro, do Ceará.
Pe. Freire deixou marcas indelevéis na história desta comuna: ampliou nossa igreja matriz. Fundou escolas. Um grande sacerdote. REQUIESCAT IN PACE!
Há parentes dele que residem em Fortaleza?
Meu e-mail: bazim_lucena@hotmail.com
Afetuoso abraço do
Osmar
PIQUET CARNEIRO-CE