sexta-feira, 3 de dezembro de 2010

2º Encontro da Família CastroHolanda - 2ª Parte das fotos.

Homenagem feita por Iolanda aos presentes:

16 DE OUTUBRO DE 2010

BOA NOITE ! BOA NOITE !

(SAUDAÇÕES DE BOAS VINDAS)

Inicialmente queremos registrar a presença de 11 filhos de Antônio de Castro e Laura Holanda especialmente de Tia Margarida , que reside em São Paulo, para quem pedimos uma salva de palmas e de Tia Mundinha que só quer vir se for de avião.

Tia Maria, Tia Carmelita e Eliete já são freguesas, volta e meia estão aqui, por isso merecem os nossos aplausos.

Cavalcante, Pedro e Cristina são quase, atenção quase fregueses, devem também ser aplaudidos.

Tio Raimundo merece as nossas homenagens, por que é o único que está dispensado de vir aqui, por que na verdade ele não vem, ele é trazido.

Vanderlei e Ângela ficam cobrando que também são filhos, cuidado tio, você está quase perdendo a herança... é preciso está sempre presente para poder ser lembrado...palmas para o negão.

Chico de Toim, Beatriz e Julieta estes tinham, não, têm, a obrigação e a elegância de chegarem mais cedo , já que moram na biqueira da casa, não poderiam pois deixarem de vir , palmas para eles .

Tia Luda é a anfitriã, sem ela não haveria esta festa, por isso gostaríamos que todos de pé saudássemos a Tia Luda, com muitas palmas e algazarras.

Sentimos a ausência de Tio Zé e Terezinha, e Tia Tetê !

Não sei que estratégias teríamos que utilizar para fazê-los virem a Limoeiro. Acho que eles gostam tanto de São Paulo...que não pode deixá-lo por nem um dia ...

Antônio, Luís e Alice... nós bem sabemos por que vocês não vieram... é sem comentário.

Mas, comecemos a nossa festa com aqueles que aqui estão....

A ideia parece que vingou! Não... não parece... vingou mesmo! Estamos vivenciando o segundo encontro da CASTROHOLANDA (fogos - dois vulcões).

E como diz Perpétua enquanto “ Soprar a brisa da manhã

O rosto se invadir de luz

E Luzanira, for folia

Muito mais do que poesia “...

estaremos aqui, sempre no mês de outubro, provavelmente no primeiro sábado depois do dia 12, para o encontro de família, que com certeza vai se concretizando com a participação cada vez maior dos seus 193 membros, atuais.

Nosso muito obrigado, para os que compareceram ao nosso primeiro encontro... e aqui estão novamente, pois para nós é a certeza de que gostaram... tanto é, que vieram outra vez!

Para os que estão participando pela primeira vez, sejam benvindos, sintam-se bem acolhidos, afinal todos são da família, seja pelo sangue, por serem agregados ou pela amizade dedicada, como é o caso de Padre Pitombeira, Ana Célia, Ivanira, Berto Luís... Esperamos que todos tenham uma noite agradável e de boas memórias.

Não é novidade, que somos a única espécie, em meio a milhões que existem na natureza, que pensa, tem consciência de si mesma e escreve sua própria história. E é isto que estamos fazendo aqui: escrevendo a nossa história, a história da família Castro Holanda.

(IN MEMORIAM E ANIVERSARIANTES DE OUTUBRO)

“Choramos ao nascer sem compreender o mundo em que entramos; morremos em silêncio, sem entender o mundo do qual saímos”. A brevidade da vida é espantosa como foi para TITONHO - 30 de junho 1976 - 41 anos de vida, e os fenômenos que a envolvem são admiráveis, como os que envolveram Tio LUIZ , Tia TÊTÊ , Tia MARGARIDA , quando saíram de Limoeiro, para viverem as aventuras da cidade grande – São Paulo. De repente, Tio LUIZ, em 07de dezembro 1996, fez a mais longa de suas viagens, desta feita não para o sul do país e nem para o nordeste como tinha costume... mas sim...para o desconhecido ... Aquela viagem que nenhum de nós gostaríamos de fazer... apesar de ser a viagem da esperança...

E como não há céus sem tempestades, nem caminhos sem acidentes... comédias e dramas, sorrisos e lágrimas, aplausos e perdas alternaram-se na vida de Tia ALICE...sempre sorridente, sempre com ar de felicidade....seria ela feliz ? Ou ela fingia que era feliz, para não nos causar infelicidade? Com esse tipo de comportamento e sem nenhum tipo de preconceito a vida lhe conferiu o título de mãe da humanidade, por sua generosidade e solidariedade cristã. Que distância havia mesmo entre a pessoa maravilhosa que era Tia ALICE, e que nos deixou em 28 de maio de 2008, e a pessoa sofrida que ela foi, ao atravessar tanta turbulência?

TITONHO, Tio LUIZ e Tia ALICE construíram suas histórias diferentes uma das outras, mas igual no seu desfecho... partiram... levando com eles um mundo de experiências, decepções e sonhos... e deixando bastante saudades... E como o amor é imortal eles vivem nas nossas lembranças... e nas nossas orações.

E nesse momento queremos de um modo muito especial fazer referência a DURVAL BORNER , esposo de TEREZINHA ou seja Tia TÊTÊ, residentes em São Paulo, que nos deixou , no início desse ano , em 21 de janeiro de 2010, se despedindo da vida como a névoa que se dissipa com ao calor do sol, levando seus sonhos e seus desejos.

Fiquemos de pé e de mãos dadas, confiantes em Deus, rezemos por eles o Pai Nosso e uma Ave Maria, e pela interseção de Maria Santíssima, nossa mãe, e do glorioso Santo Antônio peçamos para eles, da luz perpétua o resplendor.

PAI NOSSO... AVE MARIA...

Mas nós continuamos perambulando apreensivos, em nossa breve trajetória existencial, tentando desvendar o desconhecido... em especial a vida... e escrevendo a nossa história. Uma história que começa com o nascimento de cada um... e por falar em nascimento... no mês de outubro, em dias e anos diferentes, ouvimos por diversas vezes nos lares da CASTROHOLANDA o choro de crianças, anunciando a chegada de mais um descendente (pedimos que os aniversariantes presentes fiquem de pé a medida que forem anunciados) : KÁTIA, LAURO PÉRCIO e MARIA LAURA filhos de Tia ALICE; BRENO BEZERRA, filho de TUTU, neto de CHICO DE TOINHO; JOÃO LEÔNIDAS, filho de CAVALCANTE; HÉLIA, filha de Tia CARMELITA; LUCIANO, filho de TIETA; RICARDO, filho de Tio ZÉ; ERICA, filha de VANDERLEI; HANDERSON, filho de LAURO PERCIO, neto de Tia ALICE e GISELE, filha de Tio RAIMUNDO. E em outras famílias ouviu-se também esse choro, no mês de outubro! Assim aconteceu na família de ANGELA, esposa de VANDERLEI; de LÉO, esposo de ANDREA, filha de CAVALCANTE; de SUSIANE, esposa de RAFAEL, que por sinal está aniversariando hoje, e de MARDÔNIO, esposo de CLÁUDIA, nora e genro de PEDRO; de SILVIA MATOSO, esposa de EURISTENES, nora de CHICO, e na família de MARCELO FRIGGI, namorado de JOSIELE, filha de Tio ZÉ.

Nesse momento gostaríamos que os librianos e os escorpianos colocassem em torno do bolo, onde estão representados o zodíaco e os signos de libra e escorpião, o castiçal com a vela da boa sorte, acesa. Esta vela é dotada de uma magia especial, faça seu pedido. Convidamos a todos para de pé homenagearmos os aniversariantes do mês de outubro. Cantando:

Parabéns pra você

Nesta data querida

Muitas felicidades

Muitos anos de vida...

Esta família será abençoada

Porque o senhor vai derramar o seu amor

Derrama senhor,

Derrama senhor,

Derrama sobre nós o seu amor

Esta família já foi abençoada

Porque o senhor já derramou o seu amor

Derrama senhor,

Derrama senhor,

Derrama sobre nós o seu amor

Chegou a hora de apagar a velinha,

Vamos cantar aquela musiquinha,

Parabéns pra você,

Parabéns pra você,

Pelo seu aniversário,

Que Deus lhe dê, muita alegria e paz,

E, que os anjos digam amém,

Parabéns pra você,

Parabéns pra você,

Pelo seu aniversário,

16 fogos tipo árvore de natal para homenagear os aniversariantes (convidar 16 pessoas para acender os fogos – providenciar 16 caixas de fósforo).

(0S 110 ANOS DE NOSSA AVÓ LAURA )

Mas a homenagem mais especial é para a libriana LAURA HOLANDA de CASTRO, a matriarca da CASTRO HOLANDA, que no dia 20 de outubro completaria 110 anos de nascimento, pois veio à luz do mundo no ano de 1900. No dia 23 de dezembro do corrente ano fará 30 anos que MADRINHA, MÃE LOLOI OU VÓ LAURA partiu, foi embora... levando suas experiências, seus sonhos e seus conhecimentos do senso comum, já que nossa avó era analfabeta. Dos seus 80 anos de vida, 56 conviveu com ANTÔNIO DE CASTRO, com quem se casou em 7 de março de 1924 . Passou 20 anos na eterna escuridão (perdeu a visão com 60 anos), escrevendo em braile, e como não sabemos braile não conseguimos decifrar o que pensava, o que desejava e o que esperava da vida .

(HISTÓRIAS DA NOSSA AVÓ E DA NOSSA BISA)

Outros capítulos dessa história foram relatados oralmente...

Por volta de 1908, sua mãe, MARIA AMÉLIA DE HOLANDA, nossa bisavó, vovó NENÉM, como era conhecida, permitiu que LAURA fosse morar com as chamadas velhas do Itapagipe, na doce ilusão, de que ela iria frequentar uma escola e aprender a ler e escrever. Na verdade ela passou a ser uma criada da casa das velhas, que eram rabugentas e arrogantes.

Dentre os diversos fatos ocorridos no Itapagipe, contava nossa avó, que as velhas eram individualistas... e orgulhosas ao extremo... Imaginem... que elas exigiam que o café de cada uma, e elas eram cinco, fosse coado em panos individuais, ou seja cada uma tinha o seu próprio pano de café. Decorridos oito meses, o PAI de ZÉ HOLANDA do CASTANHÃO, CHICO DE HOLANDA, que era irmão de Vó NENEM, Tio de nossa avó LAURA , encontra a sobrinha , por volta de cinco e meia da tarde, acompanhada de um “negrinho”, puxando um jumento, com um carregamento de água, que tinham ido pegar no açude.

- LAURA, vou contar para sua mãe o que está acontecendo aqui, e se ela não vier lhe buscar eu venho, e vou lhe levar para minha casa!

E assim voltou nossa avó para a companhia de seus pais...

Dizia nossa avó LAURA, que seu avô, JOÃO DE HOLANDA CAVALCANTI, pai de Vó NENÉM ou VOVOZINHA, como era chamada por alguns dos bisnetos, era um homem rico, possuidor de muitos recursos: dono de grande parte do quarteirão , que correspondia ao quarteirão dos Oliveiras, no centro de Limoeiro, que ia da antiga farmácia de seu Odílio Silva, hoje Arena Net, até a loja Moda Jeans, com comunicação interna em toda sua extensão, onde ele tinha uma loja de tecido e uma mercearia; grandes propriedades de terras no castanhão; escravos, Vó Neném foi herdeira de dois escravos; animais ; e possuidor de um pequeno tesouro formado de moedas , cordões de ouro e outras peças de valor. Como não existiam bancos, joias e objetos valiosos eram enterrados e transformados em botijas.

Nossa bisavó, Vó Neném, descobriu onde era o esconderijo do tesouro enterrado; chamou sua filha Laura, nossa Avó, e perguntou se ela tinha coragem de ir com ela desenterrarem a botija. Armadas de enxadas, enxadecos, pás e de um farol a querosene, se dirigiram a altas horas da noite, para o local, e começaram a cavar ... O que viram e o que escutaram nunca ficaram bem esclarecidos. Assombrações... vozes... fantasmas... o certo é que abandonaram os instrumentos e saíram correndo para suas redes. Tempos depois o buraco estava aberto e um senhor chamado de Antônio Ribeiro desapareceu de Limoeiro.

Segundo as más línguas este senhor desenterrou a botija da nossa Bisa.

(O PROCESSO DE EDUCAÇÃO DA NOSSA AVÓ)

Mas um dos capítulos mais importante da história da CASTROHOLANDA que não foi escrito, pois como já foi dito nossa avó não sabia escrever e nem repassada oralmente, pois ela nunca teve uma plateia para ouvi-la é o que se refere à educação dos seus dezesseis filhos...

É bom que se diga.... “na época dos nossos avós, LAURA E ANTÔNIO, não existiam traumas e nem tão pouco stress” e seus ensinamentos influenciaram na educação de seus 47 netos , e com certeza continuará influenciando seus 19 trinetos, através dos seus 61 bisnetos.

Não é nenhuma novidade que tivemos um exemplo de matriarcado na família Castroholanda. Tudo acontecia! Por que a nossa avó LAURA fazia tudo acontecer...Analfabeta, mas de bom senso, educou seus filhos adotando uma pedagogia própria - A PEDAGOGIA PRÁTICA DE RESULTADOS, que não se ensina nas escolas pedagógicas e muito menos nos bancos das universidades.

O que ensinou a nossa avó, a seus filhos, nossos tios, que tanto influenciou na educação dos netos ou seja na nossa educação ? Vó Laura ensinou a seus filhos valorizarem o trabalho dos outros... Ensinou lógica e respeito à hierarquia, paciência... raciocínio lógico... e religião...Ensinou seus filhos a serem justos... determinados... e objetivos... Ensinou-os a escutar... e ajudou-os na coordenação motora...E o mais importante, ensinou a todos a serem obedientes...

É claro, que das muitas lições que foram ensinadas talvez nem todas tenham sido apreendidas...ou seja compreendidas... Será que a metodologia utilizada não facilitou a aprendizagem? O certo, é que para nossa avó, a prática dos resultados, era o único instrumento que conseguia controlar os seus dezesseis filhos , oito homens e oito mulheres . Ensinava de fato a serem obedientes!

Como ela aplicava essa metodologia? Falando e falando muito... Os resultados? Imediatos.... em cima da bucha.....

Vejamos alguns exemplos:

- Cabra, se você me responder de novo eu te arrebento os dentes! Assim nossa avó ensinava a seus filhos a VALORIZAREM O SORRISO...

Ensinou a PEDRO e NEWTON darem VALOR AO TRABALHO DOS OUTROS...dizendo:

- PEDRO E NEWTON se vocês querem se matar, brigando, vão lá pra fora, MARGARIDA E JULIETA acabaram de limpar a casa!

Ensinou a JOÃO VANDERLEI o que é MOTIVAÇÃO...

- Continua chorando VANDERLEI, que aí sim, vou te dar uma boa razão para você chorar! Vocês devem imaginar qual era essa boa razão!

Nossa avó ensinou a tio RAIMUNDO CONTRADIÇÃO...

-RAIMUNDO, fecha a boca e come! Gente, como o é que se come de boca fechada...? Vejam só.

Ensinou a todos os filhos sobre ANTECIPAÇÃO...Isto acontecia quando as confusões dentro de casa eram grandes.

- Espera seu pai chegar do armazém...aí vocês vão ver ...

Ensinou a TEREM PACIÊNCIA... Quando saía de casa com os meninos e eles faziam o que não deviam...ELA dizia

- Calma!... Quando chegarmos em casa vocês vão ver só...o que vai acontecer

A PEDRO que era o mais traquino nossa avó ensinou tudo sobre RACIOCÍNIO LÓGICO...

- PEDRO se você cair dessa árvore vai quebrar o pescoço e pode ter certeza que eu vou te dar uma surra!'

A turma não gostava de verdura e nossa avó ensinou sobre o REINO ANIMAL...com muita precisão .

- Se vocês não comerem essas verduras, os bichos da barriga de vocês vão comer vocês!

Aos filhos que davam trabalho para tomarem banho ensinou GENÉTICA...

- Vocês são igualzinho ao seu pai! Remanchão , Remanchão... Tão pensando que vão dormir sem tomar banho... estão muito enganados....

AO LUIS, ZÉ E ANTÔNIO ensinou quem eles eram e de onde tinham vindo, ou seja, as RAÍZES...

- Tão pensando que nasceram de família rica, né? Tirem o paletó e direto para o curral, tirar o leite das vacas...

Nossa avó ensinou a todos os filhos a SABEDORIA DA IDADE...

- Quando vocês tiverem a minha idade, vocês vão entender

.

Ensinou a suas filhas mulheres...SEREM JUSTAS

- Um dia vocês terão seus filhos, e eu espero que eles façam pra vocês o mesmo que vocês fazem pra mim...! Aí vocês vão ver o que é bom!

Ensinou RELIGIÃO a seus filhos, desde que eles eram crianças traquinas.

- É bom vocês começarem a rezar, pra MARIA conseguir tirar as manchas dessas roupas, senão vocês vão ver..

.

Ensinou inclusive O BEIJO DE ESQUIMÓ...

- Se um de vocês riscarem essas paredes, que acabaram de ser pintadas eu apago o risco com o nariz de cada um.

Nossa avó Laura ensinou aos nossos tios serem DETERMINADOS.

-Você vai ficar sentado aí até comer toda comida! Intendeu

Ensinou aos homens serem OBJETIVOS...

-Menino, eu te ajeito numa pancada só!'

Ensinou a ESCUTAR ....

- Se você não abaixar esse rádio, eu vou aí e quebro ele todinho de pau!

Ensinou a TER GOSTO PELOS ESTUDOS...

- Se eu for aí e você não tiver terminado essa lição, você já saber o que vai acontecer.

Nossa avó LAURA ensinou a todos a terem uma boa coordenação motora...

- Vão agora mesmo juntar cajá, canjarana, e limão ! Pega um por um e lave.

A todos os filhos e filhas... nossa avó ensinou os NÚMEROS...

Vou contar até dez, se a vassoura não aparecer vocês vão levar uma surra de palmatória.

Obrigadão Mãe diriam hoje todos os seus filhos se a senhora estivesse hoje aqui !! Obrigadão Vó Laura diríamos nós, seus netos, bisnetos e trinetos pelos pais que temos e pelo que somos hoje.

Somos ansiosos... e estressados... Somos tão criativos que quando não temos problemas nós os inventamos. Alguns são especialistas em sofrer, outros têm motivos para serem alegres, mas não os são... e assim cada um vai escrevendo sua estória, dependendo do tempo de vida vivido... com mais ou menos aventuras... dependendo do que somos e do que fazemos. Juntos fazemos a história da nossa família onde cada um vai acrescentando um capítulo... de acordo com seus sonhos e suas realizações... os sonhos alimentam a vida por isso não desista deles...

Muito obrigada !

FORMAÇÃO DOS QUADROS DE FAMÍLIA PARA FOTOGRAFIAS E ENTREGA DE BRINDES

A partir desse momento queremos fazer os retratos de família.

Chamaremos o filho ou filha de Antônio e Laura pela ordem de nascimento, que vem acompanhado da esposa ou de uma pessoa que ajude a se locomover ( entrega da lembrança da festa – Tia Luda e do CD do 1º encontro – 2009 - Iolanda); logo após chamaremos os netos pelos nomes, que devem virem acompanhados de seus respectivos companheiros (as) ( entrega da lembrança da festa e do CD do 1º encontro – 2009); em seguida chamaremos os bisnetos pelo nome e por último os os trinetos , de cada um dos filhos de Laura e Antônio, e assim sucessivamente, até fazermos as fotos de todas as famílias. Os filhos do casal Laura e Antônio permanecem para que possamos fazer o foto final com todos os filhos.

FOTO OFICIAL DO ENCONTRO.

EXEMPLO:

FRANCISCO E BEATRIZ

EUDES E NEUMA ; IOLANDA;TUTU E PREPETUA;

EURINHO E TOINHA;EURISTENES E SILVIA; JEANE;

EUDES chama os filhos presentes; TUTU chama os filhos presentes; EURINHO chama os filhos presentes; EURISTENES chama os filhos presentes; E ASSIM SUCESSIVAMENTE.

PALAVRA FACULTADA, PARA AS MEMÓRIAS DAS FAMÍLIAS

JANTAR

TERMINAREMOS NOSSA FESTA COM O DESFILE DA CORTE CARNAVALESCA DE 2010 E O TRADICIONAL CARNAVAL DA SAUDADE.


FAMÍLIA DE ANTÔNIO DE CASTRO SOBRINHO e LAURA HOLANDA DE CASTRO

ESTATÍSTICA ATUALIZADA – 16 DE OUTUBRO DE 2010

TOTAL DE MEMBROS – 193

FEMININOS - 104

MASCULINOS - 89

FILHOS - 13

FEMININOS - 07

MASCULINOS – 06

NETOS – 47

FEMININOS – 25

MASCULINOS – 22

BISNETOS – 61

FEMININOS – 26

MASCULINOS – 35

TRINETOS – 19

FEMININOS – 11

MASCULINOS – 08

CASTROHOLANDA

DESCENDENTES – 140

FEMININOS – 69

MASCULINOS – 71

AGREGADOS – 53

FEMININOS – 35

MASCULINOS - 18


Filhos e Noras de Antônio de Castro Sobrinho e Laura Holanda de Castro

01.0 - Francisco Holanda de Castro - 01/12/1924 – Motorista - Aposentado

01.1 - Beatriz Freitas de Castro - 24/09/1922 - Aposentada - Prendas do Lar


02.0 - Alice Nogueira de Castro - 08/10/1925 - Costureira (In memoriam)

02.1 - Vilmar Nogueira Osterne - 18/09/1923 - Representante Comercial (In memoriam)


03.0. Raimunda Holanda de Castro (Mundinha) - 20/09/1926 - Aposentada do IBC - Instituto Brasileiro do Café

04.0 - Maria de Castro Andrade – 26/09/ 1927- Costureira Aposentada

04.1 - Egídio Nunes de Andrade - 22/04/1923 - Comerciante - Aposentado - (In memoriam - 17/10/2005)

05.0 - Therezinha de Castro Borner - 15/03/1928 - Prendas do Lar

05.1 - Durval de Mello Borner nascido em 21/01 /0000 - Inspetor da Varig


06.0 - Luiz Holanda de Castro - 05/03/1931 - Comerciante (In memoriam - 07/12/1996)

06.1- Francisca Norma Maia de Castro - 09/01/1941 – Professora


07.0 - Carmelita Holanda Pinheiro - 26/04/1930 - Prendas do Lar

07.1 - João Franco Pinheiro - 02/12/1925 - Comerciante (In memoriam -


08.0 - Julieta de Castro Chaves - 03/02/1933 - Funcionária Pública - FAFIDAM

08.1 - Alcides de Sousa Chaves - 10/10/1921 - Comerciante (In memoriam - 22/07/2005)

09. 0 - Margarida Holanda de Castro - 22/04/1934 - Costureira - Aposentada


10.0 - Antonio Holanda de Castro - 11/03/1935 - Motorista - (In memoriam - 30/06/1976)

10.1 - Maria Eliete Saraiva de Castro - 13/06/1929 - Professora - Aposentada

11. 0 - José Holanda de Castro - 12/07/1936 - Aposentado - Encarregado de transporte - Queirós Galvão

11.1 - Terezinha Rodrigues de Castro - 30/09/1938 - Prendas do Lar


12.0 - Luzanira Holanda de Castro - 20/09/1937 - Licenciada em Geografia - Aposentada


13.0 - Raimundo Holanda de Castro - 25/05/1940 – Vendedor - Aposentado 13.1.1 - Maria Carmelita Braga - 16/09/1944 - Enfermeira (In memoriam – 24/09/2009) 13.2.1 - Maria Márcia Gonzaga - 17/009/1972 - Prendas do lar


14.0 - Francisco Cavalcante de Castro (Newton) 10/01/1942 - Aposentado

14.1.1 - Camélia Branca Frota - 00/00/0000 –

14.2.1 - Maria da Conceição Oliveira de Castro - 08/12/1943 - Artística Plástica - (in memoriam - 27/11/2008)

15.0 - João Vanderlei Holanda - 14.01.1943 - Representante Comercial

15.1 - Ângela Maria de Magalhães Holanda - 05.10.1946 - Bancária - Aposentada - Artista plástica

16.0 - Pedro Holanda de Castro - 15/05/1945 - Construtor

16.1 - Eliza Christina Carneiro de Castro - 05/05/1954 – Auxiliar Administrativa




























































Nenhum comentário: