sábado, 23 de fevereiro de 2008

25 ANOS DO CLUBE DA BENGALA

Tenho 25 anos! E me chamam de Clube da Bengala! Se estou em pleno vigor da vida, não entendo o porquê desse nome!Olho-me nas águas transparentes da minha piscina e me vejo bonito e charmoso! Tenho uma bela maquiagem! Sou muito verde, mas pontilhado do colorido de flores vermelhas, lilás, amarelas e brancas. Empresto um ar puro, um perfume suave, imperceptível, aos amigos que vêem para me curtir, e no entanto eles me invadem com o cheiro, a fumaça e as piúbas de seus cigarros .
É isso mesmo! Meus amigos, como diz Oscar Wilde são todos assim! Metade loucura, outra metade santidade, como dom Edmilson Cruz, dom Miguel de Teresina, dom José Haring, o monsenhor João Olímpio, que vez por outra aparecem aqui atendendo a um convite especial ou para discutirem as questões da Igreja e de Deus; e como as virtuosas senhoras da caridade que cantam e se divertem numa ingenuidade que faz gosto agente ver.
Ao longo desses 25 anos me alegrei muitas vezes com o som do violão de José Maria Gadelha, de Zequinha, de César Barreto, de Eugênio Leandro, embalado pela voz de Celinha do Guará, de Cláudia Castro, de José Maria Guedes, com o ritmo quente de Carlos e Júnior , ou com o balanço do samba no pé, do filho de Pepeta...
Debaixo das minhas frondosas árvores recebi políticos famosos, como Eudoro Santana, hoje diretor do DNOCS, o deputado estadual Sérgio Novais, o deputado federal Ariosto Holanda...o desembargador Dr. José Maria Lucena ... Que como quaisquer outros políticos nunca mais voltaram à nossa cidade. Que promessas fizeram? Cumpriram? Não sei...
Na sombra dessas mesmas árvores recebi professores da Escola Normal na festa dos 30 anos de uma Turma Inesquecível, professores do Colégio Diocesano comemorando o seu Dia...as famílias Castro Freitas comemorando os 80 anos de Beatriz , os matosos no aniversário do Bruno , os colegas de Igor nos seus 15 anos e muitos outros amigos...crianças, adolescentes, adultos e idosos.
Sob o luar que me banha nas noites enluaradas fiquei honrado com a presença de convidados bem produzidos, vibrei com o brilho das luzes me iluminando cada recanto, me encantei com a suavidade da musica, me irritei com o barulho da danceteria dos jovens, senti cheiro de salgadinhos , de bolos, de comidas gostosas...nos casamentos de Ana Laura, de Francisca, de Luciano e Karla, nos 15 anos de Dayane, nos 50 de Iolanda, nas bodas de ouro de Chico e Beatriz, nas bodas sacerdotais e 70 anos do Padre Pitombeira . E para ser sincero vi quebrarem a minha beleza com muitas flores artificiais....Não poderia esquecer alunos e professores da FAFIDAM, o Rotary Clube de Limoeiro, que sob este mesmo luar privaram da minha presença.
Do alto da minha piscina eu conheci Dr. Ari, Ranalfo, Lindenor, Reuber, Luís Carlos...e muitos outros drs...mas conheci também Vivi, Biá, Titico, Demar...
Mas nem sempre foi tudo alegria... Tive dias de tristeza... Perdi um grande amigo! Ele me olhava de longe através da fumaça do seu charuto, ora com as cartas do baralho nas mãos....ora com uma toalha sobre os ombros... Mas sempre muito atento ao desengonçado de algumas mocinhas que de biquíni desfilavam sobre minhas paredes. E, em uma só vez, me prestigiou tomando um banho nas minhas águas. Naquele dia eu fiquei muito feliz! Sinto uma profunda saudade não só desse amigo que me era muito caro como de Antônio Caetano, de Alcides, de Egídio, de Francisca....
O meu dia a dia é bastante movimentado! É jogo de baralho, é cerveja, é whisk, é ypioca..., é refrigerante, é suco, é baião de dois, é paçoca, é boi, é porco, é galinha...,é piada...Mas não é só isso.... É discussão política... é discussão religiosa ..é discussão por isso, por aquilo! Como meus amigos polemizam, discutem..e até brigam... Também “nunca conheci quem tivesse levado porrada , todos os meus conhecidos têem sido campeões em tudo”...o que me provoca um profundo aborrecimento! É por isso que digo, que meus amigos é metade loucura...mas mesmo assim estão sempre unidos na alegria...e na dor.
O meu dia a dia é também muita poesia e muitos poetas! Francisco Carvalho, Zé de Lima, Tasso Pinheiro, os Maias... Luciano, Virgílio, Magela Colares, Lourinaldo Vitorino, Zé Viola, o Padre Pitombeira...e não contem a ninguém... Fernando Pessoa... Sim o próprio!
Meu dia a dia... é um que chega ... é o outro que sai ...é Roberto ...é Cristina...é Gabriela...é Igor....é o Padre...é Celma...é Ana...é Beatriz...é Jeane ...é Euristenes...é Rita Peixoto...é Rita Preta...É um que vem ...é outro que vai...!É Laurinho, é Ivanira....é Ana Célia....é Ângela Caetano...é Silvia...!É Eliete... É Ana Laura... Renato... é Acácio, é Berto Luiz! É Vilma e Carlinhos... Danilo e Geovana... Roberto e Soléria... É dona Albertina! Cláudio José e Leila... Renam e Virgínia.... é Consuelo... é Terezinha Maciel...é Maury....é GG.... E nesse vai e vem o clube se dá bem.
Mas o meu dia a dia mesmo, sou EU, o gostosão, a Luzanira, que me dá carinho, me tira da solidão com seus cuidados, a Leide, o Zé e o Chico, que tentam me deixar cada vez mais bonito, e Fidel , sim Fidel Castro o meu verdadeiro guardião....
Às vezes me sinto só, e sinto saudades!
E como todos vocês, tenho também os meus protetores que me auxiliam nas minhas necessidades espirituais, como Santo Antônio, que não me deu um casamento, mas me deu várias namoradas: em Mossoró, em Fortaleza, aqui em Limoeiro, umas jovens demais, outras adolescentes, e a maioria para ser sincero, coroas....e aqueles protetores que me socorrem mas minhas necessidades temporais como Euristenes , o protetor do motor, Laurinho o protetor do som e os meus vizinhos, que me socorrem todas as vezes que grito por ajuda...
Eu sou democrático! E aqui se pratica a democracia! Todos têem o direito de dizer o que pensam desde que não pensem besteiras...todos têem o direito de defender suas idéias, desde que não sejam de chapada acima...todos têem direito a voz e a voto desde que não seja para escolher uma nova presidente! Pois não é... que tenho 25 anos e até hoje não conheci outro presidente ...juro que nem me lembrava mais quem era ! Isso é que é democracia !
Adoro o mês de Setembro! Sabem por quê? Vai ter convidados! Vai ter festa, vai ter animação. Tem aniversário! Eu adoro festa! Espero ansioso a chegada de vocês, apesar de saber que vou ouvir pela centésima vez “ Com que então caiu na asneira / de fazer na quinta-feira / vinte cinco anos ! Que tolo ! Ainda se os desfizesse ...Mas faze-los não parece / De quem tem muito miolo!
O aniversário da minha querida Luzanira é imperdível! Qual foi o melhor? A loucura de amor? Vote 20! Vote Luzanira!? Os seus 15 anos? Ou eu quero ser a flor que falta no seu jardim? Acho que vocês teriam dificuldade de escolha, assim como eu tenho!
E o carnaval? É outra festona! Visto-me de cores fortes, variadas, de paetês e lantejoulas! Cubro-me de máscaras, de serpentinas, de confetes... Chamo a atenção de quem passa! E a Juliana Paz, convidada especial! Esta já chega de cerveja na mão e faz aquele sucesso. Com certeza vamos sentir falta do Cavalcante
Alegra-me a chegada da mundiça de Mossoró e de Fortaleza, pois os vejo muito pouco. Mas essa mundiça é demais! Ela se diverte de bicicleta, no apagão, na água, no copo e na copa... É de fato um bloco amundiçado! Emociona-me o vigor do FUNRURAL sustentando o ritmo das marchinhas dos carnavais antigos! É de fazer inveja... E a corte carnavalesca? E a minha rainha? Rainha Clube da Bengala? Sempre a mais animada... Sempre a mais bonita...!
Passaria dias e dias relembrando tudo o que me aconteceu nesses 25 anos... Mas claro que não vou massacrar vocês por mais tempo. Deixo aqui um obrigado muito especial a Tia Luda, como vocês a chamam, por tudo que faz por mim, e quero confessar que ao longo desses 25 anos eu fui e quero continuar sendo o seu fiel confidente, pois guardo todos os seus segredos, e me orgulho de ser seu refúgio e seu melhor companheiro, seu melhor amigo, que como ela mesma diz, amigo pé pinico que vê...e não quer comer! Beijos!

Por Iolanda Freitas de Castro em 17 de fevereiro de 2007
14º carnaval do Clube da Bengala

Nenhum comentário: